A principal razão é ambiental e de saúde pública. O número “S500” indica que o combustível tem 500 partes por milhão (ppm) de enxofre, enquanto o “S10” tem apenas 10 ppm. O enxofre é um poluente que, quando queimado, contribui para a emissão de gases nocivos à atmosfera e à saúde humana.
🛢️A substituição pelo S10 está alinhada com as normas de controle de emissões, como o Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), que exigem combustíveis mais limpos para o funcionamento adequado de motores mais modernos e a redução da poluição.
🧏 Quando isso vai acontecer?
A Resolução ANP nº 968/2024, que entrou em vigor em 31 de julho de 2025, estipula novos padrões de qualidade para combustíveis e determina a descontinuidade do óleo diesel S500 de uso rodoviário. Embora a data exata para o fim da comercialização ainda não tenha sido divulgada, a ANP está trabalhando em um cronograma para essa transição.
🙋 Quais são os impactos para os usuários?
Veículos mais novos (a partir de 2012): Muitos veículos fabricados a partir de 2012 já são projetados para usar o diesel S10, que possui tecnologias como EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva). Para esses, a transição será mais suave e, em alguns casos, o uso de S500 em motores S10 pode causar danos ao catalisador e aumento de consumo.
🚜 Veículos mais antigos (anteriores a 2012): Para veículos mais antigos que usam o S500, a transição para o S10 geralmente não causa problemas e pode até trazer benefícios como melhor partida a frio e maior vida útil do motor. No entanto, é recomendável consultar um mecânico de confiança, pois em alguns casos pode ser necessária uma limpeza ou adaptação para evitar acúmulo de resíduos no tanque e filtros.
💡A ideia é que, com a descontinuação do S500 rodoviário, o diesel S10 se torne o único tipo de diesel para uso em veículos no Brasil. É importante ficar atento às comunicações da ANP para saber o cronograma exato e as orientações para a transição.
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