EXEMPLO:
Ilustramos abaixo um motor de colheitadeira John Deere com 10 mil horas de trabalho, o qual fundiu devido à utilização de diesel contaminado com água, proveniente da condensação natural no tanque de armazenamento do combustível. Além do diesel contaminado, este equipamento operava com o liquido do sistema de arrefecimento sem qualquer fluido protetivo de boa qualidade.
Ao abrir o motor para manutenção, constatou-se que o sistema de arrefecimento e peças estavam totalmente comprometidos pela corrosão, ocasionada pela utilização apenas de água, sem nenhum fluido protetivo.
A camada de óxido de ferro (ferrugem) formada nas camisas dos pistões e na galeria do bloco do motor age como um isolante térmico, impedindo o líquido de arrefecimento de absorver o calor do motor com maior facilidade, comprometendo a dissipação de calor necessária ao motor.
Uma parte destas partículas de óxido se desprende e circula no sistema como um jato abrasivo, desgastando as peças prematuramente.
As consequências do isolamento são anéis de pistão mais desgastados, consumo elevado de óleo, equipamento parado com mais incidência para manutenção corretiva e, na pior das situações, travamento total do motor.