"Aprimorar para Evoluir"

Otimizador de Combustível - Extra Power Multifuncional

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Filtro de óleo diesel com água
Otimizador de Combustível Extra Power - Biocida para Óleo Diesel

O QUE É O OTIMIZADOR DE COMBUSTÍVEL EXTRA POWER MULTIFUNCIONAL?

Otimizador de combustível Extra Power,  foi especialmente desenvolvido para solucionar os problemas de contaminação por umidade de condensação nos tanques de armazenamento de combustível, inibindo e eliminando a proliferação de bactérias, fungos e leveduras.

VOCÊ SABIA?

Aumento de biodiesel no óleo diesel

A diminuição de enxofre (biocida natural) na composição do óleo diesel proporcionou uma melhor condição para a formação de colônias de bactérias e microrganismos nos tanques de combustível, mas ainda assim um importante componente que contribui para inibir a proliferação destas bactérias, fungos e leveduras.

Citamos algumas bactérias tais como pseudomonas oleovorans, p. mendocina, p. aeruginosa, marinomonas vaga, entre outras.

A redução do enxofre, aliado à adição do Biodiesel no óleo diesel, atualmente na proporção de 12% – B12, agravou substancialmente os problemas de contaminação microbiana, devido o Biodiesel possuir um alto poder higroscópico (absorção de água), superior em 30 vezes o do diesel comum, resultando em um elevado teor de água dissolvida no combustível. Embora sendo uma excelente ação para um combustível menos poluente, o Biodiesel requer ainda mais cuidado em sua armazenagem.

Conforme, o manual da PETROBRAS e ANP de boas práticas de estocagem, o Biodiesel deve ser armazenado preferencialmente pelo período de até trinta dias. Sendo superior a este período, dependendo de suas condições de armazenamento, este poderá deteriorar-se, tornando todo o conteúdo do tanque impróprio para uso.

COMO FUNCIONA O EXTRA POWER BIOCIDE MULTIFUNCIONAL?

Extra Power age principalmente nas partículas de água que se formam nas paredes dos tanques de armazenamento, central e de equipamentos, proveniente do processo de condensação, um fenômeno natural e inevitável por onde se inicia o processo de contaminação. 

Acima de tudo, a água, uma vez presente no tanque de armazenamento de óleo diesel, proporciona o desenvolvimento e proliferação de colônias de microrganismos (bactérias, fungos e leveduras).

De tal forma, estes microrganismos se alimentam do próprio óleo diesel, originando um material com aspecto de lama, de cor marrom ou escura, o qual se denomina de borra, formando as colônias de bactérias. 

Aliás, além da borra, são gerados ácidos orgânicos, álcoois e ésteres devido à sua decomposição.

A aplicação regular de Extra Power no óleo diesel e uma boa gestão de armazenagem, evita a contaminação e degradação do combustível em tanques fixos e móveis, melhorando a estabilidade do óleo diesel e proporcionando excelentes benefícios.

QUAIS AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO OTIMIZADOR DE COMBUSTÍVEL EXTRA POWER?

Elimina e evita o reaparecimento de microorganismos, bactérias, fungos e leveduras;

Dispersa a água já emulsionada no combustível e trata novas formações;

Reduz o consumo da solução catalítica (Arla 32) ;

Melhora, estabiliza a lubricidade e a taxa térmica e oxidativado do combustível;

Restabelece e mantém a economia de combustível;

Previne a corrosão de todos os componentes do sistema de injeção;

Limpa e previne a formação de depósitos carbonosos nos injetores com sua ação detergente;

Previne o entupimento prematuro dos filtros, mantendo sua vida útil;

Melhora a combustão Reduzindo a emissão de particulados na atmosfera (Fumaça Preta).

Veja no vídeo etapas e ilustrações de como toda a contaminação se forma no interior do tanque de armazenagem:

Surpreendentemente, veja as 3 amostras de Óleo Diesel Oxidado, Emulsionado e Límpido nas imagens. 

A princípio, veja também o Biofilme formado pelas Bactérias e toda a sua contaminação formada no interior do tanque de armazenagem e peças:

Óleo diesel com água emulsionada

Estes microrganismos (bactérias, fungos e leveduras) somente são visíveis ao microscópio e se desenvolvem entre a água e o combustível.

À medida que se multiplicam, começa a surgir uma massa marrom ou preta, conhecido como “borra”, que se localiza no nível entre o óleo diesel e a água ou até mesmo depositada no fundo do tanque, provocando entupimento de telas, filtros e corrosão.

Por isso, a utilização do óleo diesel contendo estas impurezas, que embora finíssimas são altamente abrasivas, danifica as peças do sistema de injeção e demais componentes.

Os motores modernos são muito mais sensíveis à presença de água e contaminantes no óleo diesel, com dispositivos de bloqueio do equipamento como segurança.

Ao utilizar óleo diesel contaminado, quais os problemas que podem ocorrer?​
Perda de potência com óleo diesel contaminado com água

Antes mesmo de chegar aos cilindros do motor, onde se transforma em energia, as impurezas contidas no óleo diesel já terão causado sérios problemas de desgaste prematuro em vários componentes do veículo.

O tanque de combustível terá suas paredes internas afetadas, os filtros primário e secundário ocarão saturados e dificultarão o fluxo tecnicamente dosado do combustível.

A unidade injetora já estará desregulada e os canais que conduzem o óleo diesel já estarão
parcialmente obstruídos.

Certamente nos bicos injetores o problema de falhas causado pelas micro impurezas é altamente nocivo.
Devido à precisão, os micropoluentes provocam uma erosão prematura nestas peças, ocasionando
falhas no seu desempenho.

O óleo diesel ao invés de ser pulverizado, passa a ser “esguichado” para dentro do motor.
Este excesso de combustível contaminado dá origem à formação da fumaça preta, também provocando desgaste na camisa do cilindro, anéis do pistão e válvulas de admissão, além de contaminar o óleo lubrificante em todo o cárter.

Também prejudica todos os componentes que são lubrificados, tais como: biela, virabrequins e tuchos.
O motor fica desregulado, perde potência e os gastos excessivos com manutenção e consumo se acentuam.

1- Por exemplo: 

Em virtude da formação de ferrugem (oxidação),  causada pela água presente no óleo diesel.

As imagens abaixo mostram a corrosão das peças

Otimizador de Combustível Extra Power - Biocida para Óleo Diesel

Bomba rotativa de alta pressão – Eixo de acionamento e garra do eixo de acionamento.

Fonte: Wahnfried, 2007, p. 68, BOSCH

2- Por exemplo: 

Visto que surge a carbonização, em função da péssima qualidade do óleo diesel.

Abaixo, imagens da ponta de um bico injetor com formação de depósitos:

Coqueamento-Qualidade do biodiesel é duvidosa

Bomba rotativa de alta pressão – Eixo de acionamento e garra do eixo de acionamento.

Fonte: Wahnfried, 2007, p. 68, BOSCH | Integra: Mão na Roda

3- Por exemplo: 

Formação de depósitos em decorrência do envelhecimento.

Abaixo, imagens da borra formada pelo biodiesel oxidado:

Formação de depósitos em decorrência do envelhecimento

Bomba rotativa de alta pressão – Eixo de acionamento e garra do eixo de acionamento.

Fonte: Wahnfried, 2007, p. 68, BOSCH

Produto isento de registro na ANP e veja porque:

ANP publicou no Diário Oficial da União, segunda-feira (2/10), a revogação da Resolução ANP nº 1/2014, que dispunha sobre aditivos para combustíveis automotivos. A partir desta data, não é mais necessário que esses aditivos tenham registro da Agência.
A revogação segue as diretrizes de simplificação administrativa e redução do custo regulatório, de modo a estimular a concorrência e a oferta de produtos.
A ANP entendeu que o registro dos aditivos para combustíveis automotivos não é um procedimento necessário, uma vez que a Agência já atua na garantia de qualidade de combustíveis, aditivados ou não, exercitada por meio de programas de monitoramento e ações de fiscalização, protegendo os interesses dos consumidores.
Foi concedido prazo de seis meses para que produtores, importadores e fornecedores desses aditivos deixem de comercializá-los com rótulos contendo número de registro concedido pela Agência e para que os revendedores eliminem propagandas que façam referência a esse registro.
Clique aqui para ler a Resolução ANP nº 704/2017, que revogou a Resolução ANP nº 1/2014, no DOU.

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