Ao contrário do que sempre se imaginou, a água pura, sem adição de um bom fluido, é extremamente prejudicial ao sistema de arrefecimento de motores, provocando a oxidação (ferrugem) dos componentes do sistema. Este desgaste é ocasionado pela acidez da água, sendo esta uma característica natural.
Quando se utilizada água de poços artesianos, este fenômeno tende ser ainda maior, devido ao valor de pH que chega à escala de 5 de acidez.
A escala de pH é uma maneira de indicar a concentração de íon de hidrogênio (H+) numa solução. Esta escala varia entre o valor mínimo 0 (acidez máxima), e o máximo 14 (acidez mínima ou basicidade máxima). A 25 °C, uma solução neutra tem um valor de pH = 7.
Ao longo do tempo, para resolver o problema de acidez da água, desenvolveu-se no mercado produtos à base de sais, os quais elevam o ph da água acima de 11, tornando-a alcalina. Entretanto, esta alcalinidade provoca sérios problemas ao sistema de arrefecimento, principalmente nos componentes de alumínio.
Uma das formas de se evitar os problemas de corrosão nos sistemas de arrefecimento dos motores é manter o equilíbrio do ph da água entre 8 e 9,utilizando-se MAX FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.
MAX FLUID com seu completo pacote de proteção, foi desenvolvido com um agente exclusivo em sua formulação, o qual é responsável por eliminar a acidez da água, equilibrando o pH em uma escala segura de até 9, na qual também é balanceado para manter-se nesta mesma escala de pH quando houver uma aplicação excessiva do produto, fora da recomendação do fabricante.
MAX FLUID é o único produto concentrado do mercado, de alta diluição, com valor de pH 9 em sua composição pura.
A diluição de MAX FLUID, numa proporção de 1 litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.