A cavitação é outro problema presente no sistema de
arrefecimento e muito confundido com a corrosão por oxidação, proveniente da acidez
natural da água, porém com características diferentes.
arrefecimento e muito confundido com a corrosão por oxidação, proveniente da acidez
natural da água, porém com características diferentes.
A cavitação ocorre sempre nas mesmas regiões, como
constatamos na imagem abaixo.
constatamos na imagem abaixo.
Inicia-se com a formação de pequenas bolhas que surgem com a
movimentação rápida da água e pelo desprendimento de vapores. Estas bolhas
estouram sob uma enorme pressão e removem pequenos nacos dos materiais, provocando
assim a cavitação.
movimentação rápida da água e pelo desprendimento de vapores. Estas bolhas
estouram sob uma enorme pressão e removem pequenos nacos dos materiais, provocando
assim a cavitação.
Os resíduos de metais desprendidos contribuem para a
destruição prematura de todos os componentes do sistema de arrefecimento.
destruição prematura de todos os componentes do sistema de arrefecimento.
A maior incidência de cavitação nos motores a diesel se
concentra nas camisas de cilindros, podendo esta corrosão perfurar a camisa de
um lado para o outro, de tal forma que a água escoará para
dentro do motor, ocasionando pane total do mesmo.
concentra nas camisas de cilindros, podendo esta corrosão perfurar a camisa de
um lado para o outro, de tal forma que a água escoará para
dentro do motor, ocasionando pane total do mesmo.
Uma das formas de se
evitar os problemas de cavitação nas peças do sistema é utilizar MAX
FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.
evitar os problemas de cavitação nas peças do sistema é utilizar MAX
FLUID Fluido para sistema de arrefecimento.
MAX FLUID com seu
completo pacote de proteção, foi desenvolvido com dois agentes exclusivos
em sua formulação, responsáveis por diminuir a resistência das bolhas de oxigênio
e por formar uma película protetora sobre a superfície dos metais.
completo pacote de proteção, foi desenvolvido com dois agentes exclusivos
em sua formulação, responsáveis por diminuir a resistência das bolhas de oxigênio
e por formar uma película protetora sobre a superfície dos metais.
O processo de
formação e implosão das bolhas contra os metais continuará ocorrendo, porém as
mesmas se dissiparão em diminutas partículas, as quais irão se chocar contra a
película protetora e não diretamente com o metal. Assim, não mais ocorrerá a
cavitação e deterioração das peças do sistema. Esta película protetora tem uma
formação contínua com a aplicação de MAX FLUID.
formação e implosão das bolhas contra os metais continuará ocorrendo, porém as
mesmas se dissiparão em diminutas partículas, as quais irão se chocar contra a
película protetora e não diretamente com o metal. Assim, não mais ocorrerá a
cavitação e deterioração das peças do sistema. Esta película protetora tem uma
formação contínua com a aplicação de MAX FLUID.
Para manter a
eficácia de todo o pacote protetivo, deve-se adicionar MAX FLUID aos
frequentes intervalos de reposição do liquido de arrefecimento.
eficácia de todo o pacote protetivo, deve-se adicionar MAX FLUID aos
frequentes intervalos de reposição do liquido de arrefecimento.
A diluição de MAX FLUID, numa proporção de 1
litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de
qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não
havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.
litro para 39 litros de água, pode ser feita com água de
qualquer origem (poço artesiano, torneira, etc), desde que seja limpa, não
havendo necessidade da mesma ser desmineralizada.