Antes mesmo de chegar aos cilindros do motor, onde se transforma em energia, as impurezas contidas no óleo diesel já terão causado sérios problemas de desgaste prematuro em vários componentes do veículo.
O tanque de combustível terá suas paredes internas afetadas, os filtros primário e secundário ocarão saturados e dificultarão o fluxo tecnicamente dosado do combustível.
A unidade injetora já estará desregulada e os canais que conduzem o óleo diesel já estarão
parcialmente obstruídos.
Certamente nos bicos injetores o problema de falhas causado pelas micro impurezas é altamente nocivo.
Devido à precisão, os micropoluentes provocam uma erosão prematura nestas peças, ocasionando
falhas no seu desempenho.
O óleo diesel ao invés de ser pulverizado, passa a ser “esguichado” para dentro do motor.
Este excesso de combustível contaminado dá origem à formação da fumaça preta, também provocando desgaste na camisa do cilindro, anéis do pistão e válvulas de admissão, além de contaminar o óleo lubrificante em todo o cárter.
Também prejudica todos os componentes que são lubrificados, tais como: biela, virabrequins e tuchos.
O motor fica desregulado, perde potência e os gastos excessivos com manutenção e consumo se acentuam.