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Biocida Para Óleo Diesel - Extra Power Biocide

Bactérias no Diesel?

Biocida para combustível diesel - otimizador de combustível
Biocida para combustível diesel - Otimizador para combustível

O QUE É O BIOCIDA PARA ÓLEO DIESEL EXTRA POWER BIOCIDE?

EXTRA POWER BIOCIDE é um aditivo multifuncional para Diesel com ação bactericida de formulação avançada, desenvolvido
para solucionar os problemas nos tanques de armazenamento de combustível de forma corretiva e preventiva, eliminando
colônias de bactérias, fungos e leveduras, principais causadoras de borras no fundo de tanques.

DOSES DE APLICAÇÃO:

Para manutenção de uso continuo do combustível, aplicar 1 litro em até 4.000 litros de Óleo Diesel.

Para tratamento de longo período de armazenamento (Seis meses), adicionar 1 litro em até 2.000 litros de Óleo Diesel, (uma única aplicação).

Para tratamento de choque, adicionar 1 litro em até 1.000 litros de Óleo Diesel, (uma única aplicação)

*Para tratamento somente contra a formação e eliminação de bactérias, fungos e leveduras pode ser aplicado por período trimestral ou semestral;  

*Para tratamento multifuncional de ações como bactericida, antioxidante, controle de umidade, efeito detergente entre outros benefícios, realizar a aplicação a cada novo descarregamento no tanque reservatório ou tanque de abastecimento do veículo ou equipamento.

APRESENTAÇÃO DETALHADA

MODO DE APLICAÇÃO ADITIVO EXTRA POWER BIOCIDE

COMO FUNCIONA O BIOCIDA PARA ÓLEO DIESEL EXTRA POWER BIOCIDE?

Biocida para Óleo Diesel Extra Power Biocide age quimicamente nos microrganismos já presentes no combustível, sem alterar as características do mesmo, e dispersa a água do processo de condensação, um fenômeno natural e inevitável por onde se inicia o processo de contaminação.

Estes microrganismos se alimentam do próprio óleo diesel, originando um material com aspecto de lama, de cor marrom ou escura, o qual se denomina de borra, formando as colônias de bactérias, fungos e leveduras.

Além da borra, são gerados ácidos orgânicos, álcoois e ésteres devido à sua decomposição.

A aplicação de Extra Power Biocide no óleo diesel e uma boa gestão de armazenagem, evita a contaminação e degradação do combustível em tanques fixos e móveis, melhorando a estabilidade do óleo diesel e proporcionando excelentes benefícios.

QUAIS AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO DIESEL TRATADO COM EXTRA POWER BIOCIDE?

Elimina e evita o reaparecimento de microrganismos, bactérias, fungos e levedura

Dispersa a água já emulsionada no combustível e trata novas formações;

Reduz o consumo da solução catalítica (Arla 32) ;

Melhora, estabiliza a lubricidade e a taxa térmica e oxidativa do combustível;

Restabelece e mantém a economia de combustível;

Melhora a partida a frio em baixas temperaturas;

Limpa e previne a formação de depósitos carbonosos nos injetores com sua ação detergente;

Previne o entupimento prematuro dos filtros, mantendo sua vida útil;

Melhora a combustão Reduzindo a emissão de particulados na atmosfera (Fumaça Preta).

Previne a corrosão de todos os componentes do sistema de injeção;

COMO ESTES MICROORGANISMOS APARECEM NO COMBUSTÍVEL?

Os microrganismos são encontrados no ar, nas superfícies e em toda parte onde há vida.

Como estão sempre presentes, é fácil de se incorporarem ao combustível durante o transporte e o armazenamento.

Os microrganismos que proliferam e danificam os sistemas de combustível são geralmente aeróbicos, o que significa que precisam de oxigênio, que podem obter da água, para sobreviver e prosperar. Eles se alimentam dos hidrocarbonetos presentes no combustível.

A água pode contaminar o combustível de várias maneiras, mas principalmente através do processo de condensação que ocorre quando a temperatura interna dos tanques de combustível oscila, formando gotículas em sua parede e posteriormente descendo para o fundo do tanque.

Os microrganismos são microscópicos, ou seja, tão pequenos que não podem ser vistos pelo olho humano. Isso significa que mesmo a menor quantidade de água, uma única gota, é o suficiente para propagar a contaminação microbiológica do diesel.

Esses microrganismos podem se desenvolver em sistemas de combustível e, em situações com temperaturas mais altas, potencializam o seu crescimento.

As empresas que usam ou fornecem diesel precisam gerenciar os riscos de contaminação do diesel continuamente. Além disso, mudanças recentes no diesel tornam essa tarefa ainda mais importante.

VOCÊ SABIA?

Aumento de biodiesel no óleo diesel

A diminuição de enxofre (biocida natural) na composição do óleo diesel proporcionou uma melhor condição para a formação de colônias de bactérias e microrganismos nos tanques de combustível.

Citamos algumas bactérias tais como, Escherichia coli, Legionella pneumophila, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Desulfovibrio desulfuricans, Candida albicans, Aspergillus brasiliensis e  Penicillium pinophilum.

A redução do enxofre, aliado à adição do Biodiesel no óleo diesel, atualmente na proporção de 12% – B12, agravou substancialmente os problemas de contaminação microbiana, devido o Biodiesel possuir um alto poder higroscópico (absorção de água), superior em 30 vezes o do diesel comum, resultando em um elevado teor de água dissolvida no combustível. Embora sendo uma excelente ação para um combustível menos poluente, o Biodiesel requer ainda mais cuidado em sua armazenagem.

Conforme, o manual da PETROBRAS e ANP de boas práticas de estocagem, o Biodiesel deve ser armazenado preferencialmente pelo período de até trinta dias. Sendo superior a este período, dependendo de suas condições de armazenamento, este poderá deteriorar-se, tornando todo o conteúdo do tanque impróprio para uso.

Veja em 3 etapas na ilustração de como toda a contaminação se forma no interior do tanque de armazenagem:

Figura – 01

Não importa a procedência e qualidade do diesel que você utiliza, assim
que o combustível sai da refinaria e vai para os tanques, já começam a
sofrer degradação.

E esta degradação começa em duas fases:

1ª É a formação de condensação (água) natural no interior dos
tanques, devido as condições meteorológicas.

2ª Como há presença de água no fundo do tanque, se inicia a formação de microrganismos, onde estes se alimentam do diesel, gerando ácidos que vão comprometer a sua qualidade.

Figura – 02

Quanto mais baixo o nível do diesel armazenado, maior é o espaço livre para a formação de condensação nas paredes do tanque.

À medida que o reservatório recebe uma nova remessa de combustível, o mesmo se agita revolvendo todos os sedimentos no fundo do tanque.

Uma parte de água e sedimentos formados pelos microrganismos como: ácidos se incorporam no combustível deixando o óleo diesel substancialmente mais degradado.

Figura – 03

(A) – Partículas de água condensada no topo do tanque
(B) – Vapores formados por condições meteorológicas
(C) – Diesel visualmente em condições de uso
(D) – Diesel já emulsionado com água
(E) – Água em processo de decantação
(F) – Proliferação de microrganismos e borra
(G) – Obstrução da drenagem manual por sedimentos
(H) – Saturação prematura do filtro prensa
(I) – Processo continuo no reservatório do veículo

Surpreendentemente, veja as 3 amostras de Óleo Diesel Oxidado, Emulsionado e Límpido nas imagens. 

A princípio, veja também o Biofilme formado pelas Bactérias e toda a sua contaminação formada no interior do tanque de armazenagem e peças:

Biocida para óleo diesel - extra power biocide

Estes microrganismos (bactérias, fungos e leveduras) somente são visíveis ao microscópio e se desenvolvem entre a água e o combustível.

À medida que se multiplicam, começa a surgir uma massa marrom ou preta, conhecido como “borra”, que se localiza na interface, entre o óleo diesel e a água ou até mesmo depositada no fundo do tanque, provocando entupimento de telas, filtros e corrosão.

Por isso, a utilização do óleo diesel contendo estas impurezas, que embora finíssimas são altamente abrasivas, danifica as peças do sistema de injeção e demais componentes.

Os motores modernos são muito mais sensíveis à presença de água e contaminantes no óleo diesel, com dispositivos de bloqueio do equipamento como segurança.

Imagens de contaminação microbiana

Perda de potência com óleo diesel contaminado com água - Otimizador para Combustível
Ao utilizar óleo diesel contaminado, quais os problemas que podem ocorrer?

Antes mesmo de chegar aos cilindros do motor, onde se transforma em energia, as impurezas contidas no óleo diesel já terão causado sérios problemas de desgaste prematuro em vários componentes do veículo.

O tanque de combustível terá suas paredes internas afetadas, os filtros primário e secundário ocarão saturados e dificultarão o fluxo tecnicamente dosado do combustível.

A unidade injetora já estará desregulada e os canais que conduzem o óleo diesel já estarão
parcialmente obstruídos.

Certamente nos bicos injetores o problema de falhas causado pelas micro impurezas é altamente nocivo.
Devido à precisão, os micropoluentes provocam uma erosão prematura nestas peças, ocasionando
falhas no seu desempenho.

O óleo diesel ao invés de ser pulverizado, passa a ser “esguichado” para dentro do motor.
Este excesso de combustível contaminado dá origem à formação da fumaça preta, também provocando desgaste na camisa do cilindro, anéis do pistão e válvulas de admissão, além de contaminar o óleo lubrificante em todo o cárter.

Também prejudica todos os componentes que são lubrificados, tais como: biela, virabrequins e tuchos.
O motor fica desregulado, perde potência e os gastos excessivos com manutenção e consumo se acentuam.

1- Por exemplo: 

Em virtude da formação de ferrugem (oxidação),  causada pela água presente no óleo diesel.

As imagens abaixo mostram a corrosão das peças

Otimizador para Combustível Extra Power - Biocida para Óleo Diesel

Bomba rotativa de alta pressão – Eixo de acionamento e garra do eixo de acionamento.

Fonte: Wahnfried, 2007, p. 68, BOSCH

2- Por exemplo: 

Visto que surge a carbonização, em função da péssima qualidade do óleo diesel.

Abaixo, imagens da ponta de um bico injetor com formação de depósitos:

Coqueamento-Qualidade do biodiesel é duvidosa - Otimizador para Combustível

Coqueamento. Qualidade do biodiesel é duvidosa.

Fonte: Wahnfried, 2007, p. 68, BOSCH

 

3- Por exemplo: 

Formação de depósitos em decorrência do envelhecimento.

Abaixo, imagens da borra formada pelo biodiesel oxidado:

Formação de depósitos em decorrência do envelhecimento - Otimizador para combustível

Bomba rotativa de alta pressão – Eixo de acionamento e garra do eixo de acionamento.

Fonte: Wahnfried, 2007, p. 68, BOSCH

Produto isento de registro na ANP e veja porque:

Otimizador para combustível - Biocida para óleo diesel - Extra Power Biocide Otimizador
ANP publicou no Diário Oficial da União, segunda-feira (2/10), a revogação da Resolução ANP nº 1/2014, que dispunha sobre aditivos para combustíveis automotivos. A partir desta data, não é mais necessário que esses aditivos tenham registro da Agência.
A revogação segue as diretrizes de simplificação administrativa e redução do custo regulatório, de modo a estimular a concorrência e a oferta de produtos.
A ANP entendeu que o registro dos aditivos para combustíveis automotivos não é um procedimento necessário, uma vez que a Agência já atua na garantia de qualidade de combustíveis, aditivados ou não, exercitada por meio de programas de monitoramento e ações de fiscalização, protegendo os interesses dos consumidores.
Foi concedido prazo de seis meses para que produtores, importadores e fornecedores desses aditivos deixem de comercializá-los com rótulos contendo número de registro concedido pela Agência e para que os revendedores eliminem propagandas que façam referência a esse registro.
Clique aqui para ler a Resolução ANP nº 704/2017, que revogou a Resolução ANP nº 1/2014, no DOU.

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